workshops

Workshop - Castelos Escoceses em Light Painting de 03 a 11 de maio de 2019.

Stalker Castle, 2012. Hasselblad, lente 80mm, com filme Fuji PPA, exposição de 15 minutos.

Stalker Castle, 2012. Hasselblad, lente 80mm, com filme Fuji PPA, exposição de 15 minutos.

Skipness Castle, 2012. Nikon D90, lente 50mm, exposição de 40 minutos.

Skipness Castle, 2012. Nikon D90, lente 50mm, exposição de 40 minutos.

Fotografei os castelos da costa Oesta da Escócia em 2012, no decorrer do projeto Knight Paintings, iniciado com os castelos da região de Castilla y Leon na Espanha, extendendo-se, além da Escócia, para construções medievais da Polônia e Eslovênia. Knight Paintings foi premiado pelo Sony World Photography Award em 2012.

 O presente projeto pretende levar alunos de fotografia às mesmas locações de sete anos atrás, para ensinar-lhes a técnica de light painting, sob a qual são realizadas o projeto Knight Paintings. Trata-se de uma região histórica, que remonta até tempos pré-históricos. São milhares de sistemas de monolitos em círculos, bases da civilização Celta, entre outras que surgiram há milhares de anos, que se expandiram para a Europa Continental.

 Os castelos por si só nos contam muito da formação política da Grã-Bretanha, localizados em sítios, na maioria dos casos, bem em frente ao mar, produzindo cenas realmente espetaculares, como se estes castelos fizessem parte de um cenário montado para um filme.

 Montaremos uma logística para que possamos fotografar os castelos à noite, saindo de nossas hospedagens à tarde, em condução própria. Fotografaremos primeiro de dia, quando será oferecida a prática experimental da fotografia infravermelha e posterior editoração das imagens.

 A vida selvagem na Escócia é surpreendente, no mar e na terra. Campos abertos com diversas espécies de mamíferos e pássaros marinhos e terrestres que nos acompanharão, de longe, em nossas expedições. Apesar da má fama, a gastronomia britânica reserva grandes surpresas. E para quem gosta, visitaremos algumas pequenas e genuínas destilarias de malte, deslocando nossos parâmetros sobre o que seria realmente um bom whiskey.

 Roteiro:

·      03 de maio:     encontro em Glasgow no Alexander Thompson Hotel, onde pernoitaremos;

·      04 de maio:    após o breakfast, partiremos em van particular para nossa excursão, começando por Oban, a duas horas de Glasgow, onde será nossa base para duas locações. Após check in no hotel fotografaremos o Castelo de Gylen de dia e de noite.

·      05 de maio:    Breakfast e manhã livre para conhecer Oban. ao fim da tarde iremos rumo ao castelo de Carnasserie para pintá-lo com luz.

·      06 de maio:   após o café da manhã tomaremos a estrada rumo Sul até Tarbet. Almoço na região e checkin no hotel. À tarde vamos fotografar em infravermelho e light painting o castelo de Skipness.

·      07 de maio:    após o café da manhã, checkout do hotel e partiremos rumo a Claonaig, onde embarcaremos em um ferry rumo a Lochranza, na ilha de Arran, onde está nosso próximo castelo de mesmo nome. Ficaremos hospedados em Lamlash, do outro lado da ilha, onde iremos almoçar e conhecer a destilaria de Arran (https://www.arranwhisky.com/). Tarde e noite livre para fotografar o que quiser, ou não. À noite dicas de editoração das imagens.

·      08 de maio:    após o café da manhã, vamos explorar a ilha de Arran. Visita ao Machrie Moor Circle, um dos monumentos geolíticos mais conhecidos, com prática em infravermelho. Almoçaremos em um dos restaurantes típicos a beira mar. À tarde partiremos rumo a Lochranza para fotografar o castelo.

·      09 de maio:    após o café da manhã, checkout do hotel. Vamos tomar o ferry em Brodick, rumo a Ayr, de onde seguiremos para Portpatrick. Almoçaremos frutos do mar no hotel. Tarde livre, até a partida para fotografar o castelo de Dunskey à noite.

·      10 de maio:    após o café da manhã, checkout do hotel. Partiremos rumo a Glasgow, explorando em infravermelho as paisagens de campos e orlas marítimas do caminho. Chegada em Glasgow à noite e checkin no Hotel. Jantar de confraternização em um bom restaurante da cidade.

·      11 de maio:    após o café da manhã nos despedimos. Fim da excursão.

 

Valores por pessoa, parte terrestre (aéreo não incluso):

Quarto duplo: £ 2.340

Quarto individual: £ 2.660

 

Incluídos nestes valores:

·      Aulas e acompanhamento nas fotografias;

·      hospedagens para oito noites em hotéis, com café da manhã;

·      transporte privativo durante toda a excursão;

·      seguro viagem.

Acompanhante ou cônjuge que não fotografe tem £ 250 de desconto, lembrando que não haverá programação específica para acompanhantes.

 

Inscrição: R$ 1.900,00 (não reembolsável).

Hotéis:

Em Glasgow, Alexander Thompson Hotel;

Em Oban, Lancaster Hotel;

Em Tarbet, Arrochar Hotel;

Em Lamlash, Ormidale Hotel;

Em Portpatrick, Crown Hotel.

 

Os valores serão convertidos em libras (valor de venda) do dia do pagamento de acordo com o site Valor Econômico.

A ordem de ocupação "duplo" segue a ordem da inscrição paga. Caso o participante opte por quarto duplo e não haja um participante para dividir até o fechamento da viagem, será cobrado o adicional no valor de 270 libras.

O valor da inscrição é deduzido do valor total, sendo esta inscrição não reembolsável em caso de desistência - todas as condições de participação estão descriminadas no termo de adesão que será enviado por e-mail. Este workshop exige um número mínimo de 06 participantes para que a viagem seja confirmada.

 Principais tópicos que serão abordados: Light Painting, dicas de fotografia infravermelha, paisagem, longa exposição noturna. Dicas de composição e planejamento fotográfico para pós-produção em  Photoshop.

 

PRÉ-REQUISITO FOTOGRÁFICO:

É recomendado que o participante conheça os fundamentos básicos da fotografia assim como saiba operar o seu próprio equipamento para melhor aproveitar a experiência fotográfica, porém não é um pré-requisito para participar deste Workshop. Caso o participante seja um iniciante deverá estar ciente que este workshop não possui as características de um curso básico de fotografia.

 

Equipamentos necessários:

·      câmera com possibilidade para longas exposições;

·      cabo de disparo para longas exposições;

·      lentes normais e grande angular;

·      tripé;

·      lanterna potente;

·      lanterna de cabeça;

·      calçados de caminhada;

·      casacos e roupas escuras.

 

 

Contatos:

renan@renancepeda.com

Tel.: 21 98606-6688