workshops

Workshop - Castelos Escoceses em Light Painting de 03 a 11 de maio de 2019.

Stalker Castle, 2012. Hasselblad, lente 80mm, com filme Fuji PPA, exposição de 15 minutos.

Stalker Castle, 2012. Hasselblad, lente 80mm, com filme Fuji PPA, exposição de 15 minutos.

Skipness Castle, 2012. Nikon D90, lente 50mm, exposição de 40 minutos.

Skipness Castle, 2012. Nikon D90, lente 50mm, exposição de 40 minutos.

Fotografei os castelos da costa Oesta da Escócia em 2012, no decorrer do projeto Knight Paintings, iniciado com os castelos da região de Castilla y Leon na Espanha, extendendo-se, além da Escócia, para construções medievais da Polônia e Eslovênia. Knight Paintings foi premiado pelo Sony World Photography Award em 2012.

 O presente projeto pretende levar alunos de fotografia às mesmas locações de sete anos atrás, para ensinar-lhes a técnica de light painting, sob a qual são realizadas o projeto Knight Paintings. Trata-se de uma região histórica, que remonta até tempos pré-históricos. São milhares de sistemas de monolitos em círculos, bases da civilização Celta, entre outras que surgiram há milhares de anos, que se expandiram para a Europa Continental.

 Os castelos por si só nos contam muito da formação política da Grã-Bretanha, localizados em sítios, na maioria dos casos, bem em frente ao mar, produzindo cenas realmente espetaculares, como se estes castelos fizessem parte de um cenário montado para um filme.

 Montaremos uma logística para que possamos fotografar os castelos à noite, saindo de nossas hospedagens à tarde, em condução própria. Fotografaremos primeiro de dia, quando será oferecida a prática experimental da fotografia infravermelha e posterior editoração das imagens.

 A vida selvagem na Escócia é surpreendente, no mar e na terra. Campos abertos com diversas espécies de mamíferos e pássaros marinhos e terrestres que nos acompanharão, de longe, em nossas expedições. Apesar da má fama, a gastronomia britânica reserva grandes surpresas. E para quem gosta, visitaremos algumas pequenas e genuínas destilarias de malte, deslocando nossos parâmetros sobre o que seria realmente um bom whiskey.

 Roteiro:

·      03 de maio:     encontro em Glasgow no Alexander Thompson Hotel, onde pernoitaremos;

·      04 de maio:    após o breakfast, partiremos em van particular para nossa excursão, começando por Oban, a duas horas de Glasgow, onde será nossa base para duas locações. Após check in no hotel fotografaremos o Castelo de Gylen de dia e de noite.

·      05 de maio:    Breakfast e manhã livre para conhecer Oban. ao fim da tarde iremos rumo ao castelo de Carnasserie para pintá-lo com luz.

·      06 de maio:   após o café da manhã tomaremos a estrada rumo Sul até Tarbet. Almoço na região e checkin no hotel. À tarde vamos fotografar em infravermelho e light painting o castelo de Skipness.

·      07 de maio:    após o café da manhã, checkout do hotel e partiremos rumo a Claonaig, onde embarcaremos em um ferry rumo a Lochranza, na ilha de Arran, onde está nosso próximo castelo de mesmo nome. Ficaremos hospedados em Lamlash, do outro lado da ilha, onde iremos almoçar e conhecer a destilaria de Arran (https://www.arranwhisky.com/). Tarde e noite livre para fotografar o que quiser, ou não. À noite dicas de editoração das imagens.

·      08 de maio:    após o café da manhã, vamos explorar a ilha de Arran. Visita ao Machrie Moor Circle, um dos monumentos geolíticos mais conhecidos, com prática em infravermelho. Almoçaremos em um dos restaurantes típicos a beira mar. À tarde partiremos rumo a Lochranza para fotografar o castelo.

·      09 de maio:    após o café da manhã, checkout do hotel. Vamos tomar o ferry em Brodick, rumo a Ayr, de onde seguiremos para Portpatrick. Almoçaremos frutos do mar no hotel. Tarde livre, até a partida para fotografar o castelo de Dunskey à noite.

·      10 de maio:    após o café da manhã, checkout do hotel. Partiremos rumo a Glasgow, explorando em infravermelho as paisagens de campos e orlas marítimas do caminho. Chegada em Glasgow à noite e checkin no Hotel. Jantar de confraternização em um bom restaurante da cidade.

·      11 de maio:    após o café da manhã nos despedimos. Fim da excursão.

 

Valores por pessoa, parte terrestre (aéreo não incluso):

Quarto duplo: £ 2.340

Quarto individual: £ 2.660

 

Incluídos nestes valores:

·      Aulas e acompanhamento nas fotografias;

·      hospedagens para oito noites em hotéis, com café da manhã;

·      transporte privativo durante toda a excursão;

·      seguro viagem.

Acompanhante ou cônjuge que não fotografe tem £ 250 de desconto, lembrando que não haverá programação específica para acompanhantes.

 

Inscrição: R$ 1.900,00 (não reembolsável).

Hotéis:

Em Glasgow, Alexander Thompson Hotel;

Em Oban, Lancaster Hotel;

Em Tarbet, Arrochar Hotel;

Em Lamlash, Ormidale Hotel;

Em Portpatrick, Crown Hotel.

 

Os valores serão convertidos em libras (valor de venda) do dia do pagamento de acordo com o site Valor Econômico.

A ordem de ocupação "duplo" segue a ordem da inscrição paga. Caso o participante opte por quarto duplo e não haja um participante para dividir até o fechamento da viagem, será cobrado o adicional no valor de 270 libras.

O valor da inscrição é deduzido do valor total, sendo esta inscrição não reembolsável em caso de desistência - todas as condições de participação estão descriminadas no termo de adesão que será enviado por e-mail. Este workshop exige um número mínimo de 06 participantes para que a viagem seja confirmada.

 Principais tópicos que serão abordados: Light Painting, dicas de fotografia infravermelha, paisagem, longa exposição noturna. Dicas de composição e planejamento fotográfico para pós-produção em  Photoshop.

 

PRÉ-REQUISITO FOTOGRÁFICO:

É recomendado que o participante conheça os fundamentos básicos da fotografia assim como saiba operar o seu próprio equipamento para melhor aproveitar a experiência fotográfica, porém não é um pré-requisito para participar deste Workshop. Caso o participante seja um iniciante deverá estar ciente que este workshop não possui as características de um curso básico de fotografia.

 

Equipamentos necessários:

·      câmera com possibilidade para longas exposições;

·      cabo de disparo para longas exposições;

·      lentes normais e grande angular;

·      tripé;

·      lanterna potente;

·      lanterna de cabeça;

·      calçados de caminhada;

·      casacos e roupas escuras.

 

 

Contatos:

renan@renancepeda.com

Tel.: 21 98606-6688

 

Workshop de Fotografia: Portugal profundo - maio 2019

DSC_3782.JPG

Uma experiência fotográfica em light painting e infravermelho

Estamos programando oficina de fotografia em Portugal, de 24 a 31 de maio de 2019. Os participantes vão aprender e praticar fotografias noturnas em light painting e paisagens em infravermelho nas regiões do Alentejo, Serra da Estrela e Alto Douro. As práticas terão orientação de Renan Cepeda. As técnicas de light painting e fotografia infravermelha são marcas de Cepeda, que estará realizando imagens para seu próprio projeto artístico “Bucólica”. Os alunos acompanharão esta produção (veja este trabalho em renancepeda.com/buclica).

Neste workshop curtiremos muito mais que só fotografia. A cidade de Lisboa será a nossa porta de entrada, em seguida visitaremos duas das mais importantes regiões vinícolas demarcadas, Alentejo e Douro (a mais antiga “denominação de origem” do mundo), onde provaremos seus vinhos em quintas produtoras. Vamos conhecer Évora - cidade museu Patrimônio Mundial Unesco que abriga a fascinante Capela dos Ossos. Seguindo para a região Douro o parque arqueológico de Vila Nova Foz Côa, com um conjunto de inscrições rupestres, Patrimônio da Humanidade. Ainda nesta região faremos uma experiência gastronômica e cultural no Museu de Coa. À beira do Rio Douro no restaurante do Chef Rui Paula, reconhecido com uma estrela Michelin é um dos mais célebres chefs de Portugal. Na Beira Alta, ficaremos hospedados na charmosa Quinta da Comenda, que tem mais de mil anos e foi residência de Teresa de León, mãe do primeiro Rei de Portugal, Afonso Henriques, no século Xll.

Roteiro completo:

1º dia - 24 de maio: chegada em Lisboa

Chegada ao aeroporto de Lisboa. Recepção e traslado ao hotel para café da manhã e check-in antecipado. Manhã e tarde livre para descanso. Às 19:00h encontro e reunião para apresentação do Workshop Fotográfico com o resumo das atividades. Pernoite em Lisboa.

2º dia - 25 de maio: Lisboa x São Pedro do Sul.

Saída logo após o café da manhã para esta cidade na região da Beira Alta. Serão três horas de viagem. Checkin na Quinta da Comenda e saída para almoço em restaurante da cidade. No início da noite iniciaremos as práticas de light painting em retratos na própria Quinta da Comenda.

3º dia - 26 de maio: São Pedro do Sul

Café da manhã na Quinta e logo após saída para explorar paisagens da região da Beira Alta. Almoço na cidade de Viseu, com tarde livre para visitas às atrações da cidade. À noite prática de light painting nas benfeitorias da Quinta da Comenda.

4º dia - 27 de maio: São Pedro do Sul x Vila Nova de Foz Côa

Após o café da manhã, vamos para a região do Douro - Vila Nova Foz Côa. Percorreremos as belas margens do Rio Douro, parando em um mirante de onde se vê o Rio bem de cima Depois desceremos para a experiência gastronômica no restaurante DOC, à beira do Douro, do prestigiado chefe português Rui Paula. Após o almoço subiremos a Foz Côa onde faremos check in no Hotel às 18:00h. Saída prática de Light Painting em locação externa - casas de pedras abandonadas em Cabeça Boa.

5º dia - 28 de maio: Vila Nova de Foz Côa

Após o café da manhã faremos uma visita ao Parque Arqueológico de Côa - Patrimonio Cultural da Humanidade, com uma experiência gastronômica em seu restaurante, que tem uma espetacular vista para o encontro dos rios Côa e Douro. Depois do almoço, sugestão de visita à cidade histórica de Torre de Moncorvo. À noite vamos fotografar casas e cenários em Gavião, uma aldeia de casas de pedras abandonadas.

6º dia - 29 de maio: Vila Nova de Foz Côa x Évora

Após o café da manhã, deixaremos o Hotel pegando estrada rumo à região do Alentejo. No caminho vamos fotografar as paisagens nas proximidades da Serra da Estrela, almoçando em Covilhã (não incluso). Chegada ao hotel em Évora no fim da tarde. À noite, sugestão de prática livre de light painting no Castelo de Arraiolos.

7º dia - 30 de maio: Évora

Após o café da manhã, iremos a Monsaraz visitar a Casa de Sabicos, uma pequena porém das mais prestigiadas vinícolas de Portugal onde faremos degustação de alguns de seus produtos. Almoço no restaurante Sem-Fim, no Telheiro (não incluso), de frente para o lago do Alqueva. Retorno a Évora fotografando as paisagens típicas do Alentejo. À noite, revisão do material produzido.

8º dia - 31 de maio: Évora x Lisboa

Após o café da manhã, retorno a Lisboa onde chegaremos no início da tarde. Almoço de confraternização e despedidas.

Fim da excursão.

Torre de Moncorvo, Alto Douro.

Torre de Moncorvo, Alto Douro.

HOTÉIS

LISBOA: Hotel Borges ou similar - www.hotelborges.com

São Pedro do Sul - Quinta da Comenda (https://quintadacomenda.net/)
ÉVORA: Hotel Moov ou similar - www.hotelmoov.com/pt/hoteis/moov-hotel-evora-pt/

ALTO DOURO: Pousadas de Juventude ou similar - www.pousadasjuventude.pt/pt/pousadas/fozcoa/
Vila Real: Casa Agrícola da Levada - http://casadalevada.com/wp/

Manteigas: Casa do Comendador ou similar - http://www.casadocomendador.pt/ 

VALOR POR PASSAGEIRO  da PARTE TERRESTRE  (PARTE AÉREA NÃO INCLUSA)

Quarto duplo: € 2.190,00

Quarto individual: € 2.454,00

FORMAS DE PAGAMENTO:

Inscrição R$ 1.500,00 e saldo em 6 x sem juros somente cartão crédito - PayPal

Para pagamento a vista há 8% desconto OU sem juros até 31 de agosto.

Acompanhante (cônjuge): € 210,00 de desconto* caso o acompanhante não fotografe consulte as condições especiais, ressaltando que não haverá uma programação diferenciada para o acompanhante.

Dados para depósito bancário no Itaú ou Bradesco:
Banco Itau:

Agência:  3820

Conta-corrente: 10251-9

Barco Bradesco:

agência 0026

Conta-corrente 284952-6

Favorecido: Renan Silva Cepeda

CPF 966467307-25

 

Observações sobre o pagamento

1 Os valores serão convertidos em Euro turismo (valor venda) do dia do pagamento de acordo com o site Valor Econômico.

2 A ordem de ocupação "duplo" segue a ordem da inscrição paga. Caso o participante opte por quarto Duplo e não haja um participante para dividir até o fechamento da viagem, será cobrado o adicional no valor de € 280,00.

3 Os valores serão convertidos em Euro no dia do pagamento de cada parcela, no dia 5 de abril será enviado o Extrato de Pagamentos com o valor calculado da parcela final.

4 O valor da inscrição é deduzido do valor total, sendo esta inscrição não reembolsável em caso de desistência - todas as condições de participação estão descriminadas no termo de adesão que será enviado por e-mail. Este workshop exige um número mínimo de 04 participantes para que a viagem seja confirmada.

Casa Alentejana.

Casa Alentejana.

 

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA

Principais tópicos que serão abordados: Light Painting, dicas de fotografia infravermelha, paisagem, longa exposição e noturna. Dicas de composição e planejamento fotográfico para pós-produção em Photoshop.

 

PRÉ-REQUISITO FOTOGRÁFICO:

É recomendado que o participante conheça os fundamentos básicos da fotografia assim como saiba operar o seu próprio equipamento para melhor aproveitar a experiência fotográfica, porém não é um pré-requisito para participar deste Workshop. Caso o participante seja um iniciante deverá estar ciente que este workshop não possui as características de um curso básico de fotografia.

 

INCLUÍDO NO WORKSHOP

●      Acomodação base dupla com café da manhã;

●      Traslado terrestre privativo para todos os destinos e atividades mencionadas no roteiro;

●      Entradas/taxas de visitação nos atrativos;

●      Sessões do fotógrafo Renan Cepeda;

●      Sessão de análise e tratamento de fotografias - posterior ao workshop (data a confirmar);

●      Seguro viagem internacional (padrão Europa)

 

NÃO INCLUÍDO

●      Passagens aéreas e taxas;

●      Traslados entre Aeroporto e Hotel fora do horário recomendado;

●      Diárias extras, alterações de check-in/check-out;

●      Equipamento e acessórios fotográficos;

●      Bebidas, refeições e outras atividades não mencionadas no roteiro;

●      Despesas pessoais e gorjetas.

 

EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS

●      Câmera fotográfica (com opção de modo Manual);

●      Filtros e Lanterna de mão e/ou cabeça;

●      Tripé e Controle Remoto/Cabo disparador para longas exposições;

●      Notebook (opcional)

* Será enviado um checklist antes da viagem, mas em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Passagem Aérea Internacional Rio x Lisboa (não inclusa)

Verifique a opção de milhas (Smiles/TAP e LATAM/British). * Consulte a promoção limitada do programa SMILES com até 20% de desconto https://www.smiles.com.br/essa-e-pra-voar - A emissão da passagem aérea por milhas é de inteira responsabilidade do passageiro, Consulte-nos para cotação e reserva das passagens aéreas.

OBSERVAÇÕES GERAIS

a)   Esta viagem é destinada a todos os entusiastas da fotografia, de iniciantes a profissionais, não havendo pré-requisito para inscrição, como nível de conhecimento ou equipamento fotográfico. As orientações do fotógrafo serão feitas de acordo com o objetivo de cada participante.

b)   A ordem do roteiro pode ser alterada após o início da viagem, devido às condições climáticas e/ou caso o fotógrafo responsável considere necessário.

 

Informações e atendimento:

Beatriz Canales

(21) 98966.8888 (Celular e WhatsApp)

Renan Cepeda

(21) 98606-6688 (Celular e WhatsApp)
wslightpainting@gmail.com

Coruche, Ribatejo.

Coruche, Ribatejo.